quinta-feira, 24 de março de 2011

EXISTE DEMOCRACIA NO BRASIL???


O QUE É DEMOCRACIA?
Segundo a wikipédia, democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos, direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos. Esta participação dos cidadãos, pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos.
Existe liberdade de expressão e os direitos de manifestação são garantidos pela Constituição Brasileira.
Como um pais "democrático", escolhemos os nossos representantes a cada quatro anos. A cada "nova temporada", os mesmos políticos aparecem em vários meios de comunicação com propostas para resolver todos os "velhos" problemas da nação.

Mas será que a vontade do povo está prevalecendo?
Com esta forma de votar em nosso país a vontade do povo está sendo esquecida. Sabe por que? Quantas vezes você já viu candidatos a vereadores, deputados estaduais e federais que tiveram muito mais votos do que um outro não consegue se eleger quanto os que tiveram bem menos se elegeram. Por que isso? É um tal de QUOCIENTE ELEITORAL que deixa a vontade do povo bem longe. Se um cidadão que se candidatou, independente de partido "A" ou "B" teve mais votos do que o outro é por que o povo o escolheu, então nada mais do que justo que ele seja o dono do mandato. Como pode um candidato que teve quase 18.000 votos não ser eleito quanto o que teve 15.255 seja eleito? Onde está a democracia? Cadê a vontade do povo? Pior ainda é o caso de um camarada fazer parte do Senado Federal sem ter 01 voto sequer. O que é isso? Que democracia é esta? Duas coisas que não deveria existir:

QUOCIENTE ELEITORAL
SUPLENTE DE SENADOR

Quer mandato? Vá atrás de votos! Vá prestar serviço para ser eleito democraticamente segundo a vontade do povo.
E tem mais ainda, você acha que estamos realmente sendo representados nesse sistema democrático?
Aparecer na mídia e em palanques pelo Brasil não é nada barato, e uma boa parte dos políticos brasileiros, tem um financiador por detrás de sua imagem. Alguem que está investindo muito dinheiro em sua campanha para que ele chegue ao poder. E temos que lembrar que em um sistema capitalista como o nosso, ninguém dá dinheiro à toa sem receber nada em troca.
Começa ai o problema democrático do Brasil.
Elegemos pessoas que já entram comprometidas na política. Após isso, começa o chamado jogo político. Você concede daqui para ganhar de lá, entra em conchavos, vota de acordo com um grupo e faz da vida do povo um jogo de interesse que já quase nada o representa.
A verdade é que não precisamos de políticos desta qualidade.
Eles não resolvem nada e fazem da nossa vida um jogo.
Precisamos de técnicos.
Problemas de transporte, segurança, moradia, saúde não são resolvidos por políticos, estes problemas são resolvidos por técnicos, são resolvidos por engenheiros e especialistas com instrução na área.
Quantos são os secretários em nível de Município, Estado e Federal que são politicos comprometidos e que não entendem de absolutamente nada na área em que foi colocado, mas está ali por POLITICAGEM.
A maioria dos nossos problemas persistem porque a classe política que por décadas está no poder quer se perpetuar, mantendo o povo no cabresto.
Veja o próprio José Sarney, foi até Presidente da República e o seu Estado continua como um dos mais miseráveis da nação.
E ainda temos que assistir alguns senadores e deputados choramingando porque perderam a mamata de levar outras pessoa em vôos pagos pelo governo. É essa democracia que você quer?
Isso faz lembrar uma história que circula pela internet de que a cantora Rita Lee, que sempre debochou da classe política, sugerindo um confinamento do tipo BBB, com todos os pré-candidatos à presidente da República:
"Eles ficariam debatendo e discutindo seus respectivos programas de governo. Sem marqueteiros, sem máscaras e sem discursos ensaiados. Toda semana o público vota e elimina um. Além de acabar com o horário politico, a população conheceria o verdadeiro caráter dos candidatos. No final do programa o vencedor ganharia o cargo público máximo do país. Assim, quem financiaria essa casa seria o repasse de parte do valor dos telefonemas dos telespectadores e ninguém mais precisaria corromper empreiteiras ou empresas de lixo sob alegação de cobrir o "Fundo de campanha".

Parece piada, mas este processo seria mais democrático do que o atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário