sábado, 26 de novembro de 2011

QUANDO O PAI NÃO CORRIGE O FILHO

Um pai mensionado na bíblia que
corrigia os filhos só com palavras


Se Provérbios é um livro que explica muito bem o que é a disciplina, então todos os pais mencionados na Palavra de DEUS sabiam aplicá-la?
Não!
Nem todos os pais mencionados na bíblia corrigiam seus filhos. Mostraremnos aqui um, que escolheu simplismente a correção verbal e nada mais.
O sacerdote Eli criou os filhos no sacerdócio e, quando se tornaram homens, eles cometiam frequentemente pecados contra DEUS. Eles estavam até violando os sacrifícios oferecidos a DEUS.

"Os filhos de Eli eram ímpios; não se importavam com o Senhor, nem cumpriam os deveres de sacerdotes para com o povo; (...), O pecado desses jovens era muito grande à vista do Senhor, pois eles estavam tratando com desprezo a oferta do Senhor". (1 Samuel-2/12 e 17)

Eli via os pecados de seus filhos e, como todo pai bonzinho, não ficava em silêncio. Ele sempre abria a boca para dar uma bronca neles.

"Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação. E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Pois todo este povo ouço constantemente falar do vosso mau procedimento. Não, filhos meus, porque não é boa fama esta que ouço; estais fazendo transgredir o povo do Senhor. Pecando o homem contra o próximo, DEUS lhe será o árbitro; pecando; porém, contra o Senhor, quem intercederá por ele? Entretanto, não ouviram a voz se seu pai, porque o Senhor os queria matar." (1 Samuel-2/22 ao 25)
Há pais que se calam diante de pecados horríveis dos próprios filhos, nem ousando mencionar para eles que parem seu comportamento errado, mas esta fraqueza Eli não tinha. Ele apontava os erros no nariz dos filhos. No entanto, a palavra de DEUS revela claramente a reação dos filhos de Eli às repreensões do pai e a reação do Senhor à desobediência e teimosa deles: "Entretanto, não ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor os queria matar." (1 Samuel-2/25)

DEUS, EM SEU AMOR, FAZ VISITAÇÕES PROFÉTICAS A ELI

Como sacerdotes do Senhor, tanto Eli quanto seus filhos conheciam muito bem a palavra de DEUS. Mas mesmo assim, os filhos de Eli estavam decididos a desobedecer à palavra de DEUS e ao seu próprio pai, e Eli estava decidido a não discilinar ninguém, limitando-se no máximo a passar um sermão. Já que todos estavam assim decididos contra as ordens e conselhos da palavra de DEUS, DEUS também resolvel decidir: Ele decidiu que a solução para os filhos de Eli era a morte.
Apesar de que Eli estava entristecendo muito a DEUS pela sua falta de ação, DEUS sempre demonstrou misericórdia, na esperança de que Eli pudesse se arrepender e finalmente assumir a postura de um pai que age. Através de mensagens proféticas, DEUS deixou bem claro para Eli que Ele queria muito mais do que só palavras. Se os filhos teimavam em desobedecer, a obrigação de Eli era, além de repreender com palavras, tomar medidas concretas. Foi nesse ponto que DEUS mandou um profeta a Eli:

"Veio um homem de DEUS a Eli e lhe disse: Assim diz o Senhor: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando os israelitas ainda no Egito, na casa de Faraó? Eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel para ser o meu Sacerdote, para subir ao meu altar, para queimar o incenso e para trazer a estola sacerdotal perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel. Por que pisais aos pés os meus sacrifícios e as minhas ofertas de manjares, que ordenei se me fizesse na minha morada? E, tu, por que honras a teus filhos mais do que a mim, para tu e eles vos engordardes das melhores de todas as ofertas do meu povo de Israel? Portanto, diz o Senhor DEUS de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos. Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais velho nenhum em tua casa. E verás o aperto da morada de DEUS, a um tempo com o bem que fará a Israel; e jamais haverá velho em tua casa. O homem, porém, da tua linhagem a quem eu não afastar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e todos os descendentes da tua casa morrerão na flor da idade. Ser-te-á por sinal o que sobrevirá a teus dois filhos, a Hofni e Finéias: ambos morrerão no mesmo dia. Então, suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o que tenho no coração e na mente; edificar-lhe-ei uma casa estável, e andará ele diante do meu ungido para sempre. Será que todo aquele que restar da tua casa virá a inclinar-se diante dele, para obter uma moeda de prata e um bocado de pão, e dirá: rogo-te que me admitas a algum dos cargos sacerdotais, para ter um pedaço de pão, que coma." (1 Samuel-2/27 ao 36)

DEUS já havia decidido que a penalidade para as ofensas que os sacerdotes Hofni e Finéias estavam cometendo era a morte. Mas como Eli não queria cumprir sua responsabilidade como pai e como supremo sacerdote de punir severamente as maldades deles, a maldição e pena de morte que estava sobre Hofni e Finéias cairam sobre a família inteira de Eli. DEUS até usou Samuel para avisar Eli:"

"Disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que a ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos. Naquele dia, suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado com respeito à sua casa; começarei e o cumprirei. Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu. Portanto, jurei à casa de Eli que nunca lhe será expiada a iniquidade, nem com sacrifício, nem com oferta de manjares."(1 Samuel-3/11 ao 14)

Depois de tal repreensão divina, um homem sábio se prostraria diante de DEUS, agradeceria, pediria perdão e se comprometeria diante de DEUS a agir de acordo com a palavra de DEUS, castigando quem merecia ser castigado, mesmo que envolvesse um castigo extremo. Mas qual foi a reação de Ele quando Samuel lhe entregou o recado profético?

"Então Samuel contou tudo, sem esconder nada. E Eli disse: Ele é DEUS, o Senhor. Que Ele faça tudo o que achar melhor!"(1 Samuel-3/18)


Em outras palavras, Eli quis dizer: "Se DEUS quiser agir e fazer o que eu mesmo não estou fazendo, Ele pode fazer o que Ele quiser, mas eu não vou agir. Que DEUS aja sozinho".Ou seja, ele tirou o corpo fora, não aceitando a chance de colaborar com DEUS na ordem da familia de DEUS e na própria familia dele! Ele queria simplesmente continuar tratando seus filhos adultos do mesmo jeito que ele vinha tratando-os desde infância: sem lhes ministrar nenhum castigo.


CONSEQUENCIAS DA NEGLIGENCIA DE UM PAI


Eli evitou sua responsabilidade de castigar, e as maldições sobre Hofni e Finéias se cumpriram, atingindo muito mais do que suas próprias vidas, afetando a nação inteira de Israel. Quando Israel enfrentou seus terriveis inimigos filisteus em batalha sob a liderança "espiritual" de Hofni e Finéias, houve grande derrota. Os israelitas descobriram, da pior forma, que estavam sem proteção espiritual:


"Então, respondeu o que trazia as novas e disse: Israel fugiu de diante dos filisteus, houve grande morticínio entre o povo, e tambem os teus dois filhos, Hofni e Finéias, foram mortos, e a arca de DEUS foi tomada. Ao fazer ele menção da arca de DEUS, caiu Eli de cadeira para trás, junto ao portão, e quebrou-se o pescoço, e morreu, porque era já homem velho e pesado; e havia ele julgado a Israel quarenta anos."(1 Samuel-4/17,18)


Eli não se preocupou muito com a morte dos filhos, pois ele já sabia que não havia outro destino para eles. Ele se preocupou mais com o destino da arca. Contudo, se ele tivesse agido energicamente, sua familia não receberia maldição nem a arca seria tomada.


PASTOR
MIGUEL ARCANJO
"FELIZ A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR"
prmiguelarcanjo@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário