terça-feira, 16 de julho de 2013

A C A N Ç Ã O D A V I N H A


"Agora, cantarei ao meu amado o cântico do meu amado a respeito da sua vinha. O meu amado teve uma vinha num outeiro fertilíssimo.Sachou-a, limpou-a das pedras e a plantou de vides escolhidas; edificou no meio dela uma torre e também abriu um lagar. Ele esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas.Agora, pois, ó moradores de Jerusalém e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha. Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? E como, esperando eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas? Agora, pois, vos farei saber o que pretendo fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que a vinha sirva de pasto; derribarei o seu muro, para que seja pisada; torná-la-ei em deserto. Não será podada, nem sachada, mas crescerão nela espinheiros e abrolhos; às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela. Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta dileta do SENHOR; este desejou que exercessem juízo, e eis aí quebrantamento da lei; justiça, e eis aí clamor".
(Isaías-5/1 ao 7)
Acabamos de ler o cântico da vinha, que fala de um viticultor que, com toda dedicação e carinho, preparou a terra fértil, escolheu as melhores mudas e plantou, esperando colher boas uvas. Tanto é que até investiu em instalações para produzir o vinho que deveriam fornecer.
Depois de todo esse trabalho e expectativa, a grande decepção: as uvas eram azedas! Por causa disso, o viticultor resolveu transformar aquela plantação em um terreno baldio e abandonado.
Bem, essa história se refere a nação de Israel, o povo de Deus. Aquele povo era descendente do pai da fé, Abraão, portanto da melhor semente. Fora transplantado em Canaã, terra famosa por sua fertilidade. Deus esperava que o seu povo desse bons frutos, mas só deu prejuízo e decepção.
O desagrado de Deus está bem claro nas seguintes palavras: “Pois bem, a vinha do SENHOR dos Exércitos é a nação de Israel, e os homens de Judá são a plantação que ele amava. Ele esperava justiça, mas houve derramamento de sangue; esperava retidão, mas ouviu gritos de aflição” (Isaias-5 ao 7).
Por causa da desobediência do povo de Deus, os habitantes do reino de Israel foram levados como cativos para a Assíria e, posteriormente, os habitantes do reino de Judá para a Babilônia, ficando a terra de Canaã em completa desolação.
Com a vinha do Senhor Jesus Cristo ao mundo, todos nós podemos fazer parte do povo de Deus como cristãos, e o propósito de Deus para estes é que deem frutos, muitos frutos, como o “cacho de uvas” espiritual descrito em (Gálatas-5/22,23). Confira! Diante disso, a pergunta é: que tipo de frutos estamos produzindo? Aquilo que eu e você fazemos têm agradado a Deus? Se o seu fruto não coincidir com aquele “cacho”, será que você é realmente cristão? Já submeteu sua vida a Cristo para que ele a leve de volta a Deus e faça o fruto crescer?
QUE DEUS ABENÇOE SUA VIDA E DE SEUS FAMILIARES
Contatos:
e-mail:prmiguelarcanjo@gmail.com      
Face:
https://www.facebook.com/#!/miguel.arcanjo.104

Nenhum comentário:

Postar um comentário