quarta-feira, 26 de junho de 2013

PERSEVERANÇA

“Porque estou para derramar águas em dilúvio sobre a terra para consumir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra perecerá. Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos. De tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca, para os conservares vivos contigo. Das aves segundo as suas espécies, do gado segundo as suas espécies, de todo réptil da terra segundo as suas espécies, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida. Leva contigo de tudo o que se come, ajunta-o contigo; ser-te-á para alimento, a ti e a eles. Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara. (Gênesis-6/17 ao 22)

A perseverança é uma qualidade admirável, a capacidade de manter-se firme em face de obstáculos e razões para desanimar. Os pais se alegram quando seu filhinho aprende a andar de bicicleta depois de muitas tentativas de se equilibrar. Um professor sente-se premiado quando seus alunos se dedicam a vencer as suas matérias. A Bíblia apresenta exemplos de persistência e fidelidade diante de grandes adversidades. Hoje lemos de Noé, homem íntegro que andava com Deus e criou seus três filhos em meio a uma sociedade degenerada e condenada à extinção. Obedeceu a Deus e construiu uma arca “exatamente como Deus lhe tinha ordenado”. Durante anos perseverou “movido por santo temor” a Deus (Hebreus-11/7), até completar a arca. Não se cansou de cumprir a vontade de Deus, como vemos no texto em destaque, e finalmente “colheu”: salvo do dilúvio pela arca juntamente com toda a família, preservou a espécie humana na terra depois do dilúvio.
Há muitos exemplos de casais cristãos que confiaram em Deus e experimentaram sua ajuda para criar seus filhos e vencer os problemas comuns a qualquer família em formação. Educando os filhos com base no evangelho, veem estes também entregar sua vida a Cristo. Alegram-se depois quando os filhos escolhem esposas ou maridos da mesma fé cristã. Sua alegria cresce quando os netos seguem a Cristo e prosseguem nos mesmos princípios. Os “velhos” ainda poderão alegrar-se em ver seus bisnetos sendo ensinados no mesmo caminho espiritual. Colhem “no tempo próprio” e louvam a Deus pela sua direção para as gerações que continuam a moldar vidas segundo a vontade de Deus. Na verdade, poucos enfrentam problemas graves como os que Noé venceu. No entanto, seja qual for a dificuldade, o desafio à persistência está sempre aí, em qualquer circunstância da vida, com a promessa divina de uma recompensa eterna para quem for fiel!
PASTOR MIGUEL ARCANJO







Nenhum comentário:

Postar um comentário