sábado, 2 de março de 2013

Dr. Rosinha desafia presidente da OAB a fazer o Exame da Ordem

O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) usou a tribuna da Câmara esta semana para se pronunciar contrariamente à realização do Exame da Ordem para egressos das faculdades de direito. O pronunciamento aconteceu após o 9º Exame ter reprovado 83% dos candidatos ainda na primeira etapa.
Dr. Rosinha desafiou o atual presidente da OAB, Ophir Cavalcante, a fazer o Exame e “mostrar que tem capacidade para passar”. “Esses exames não são para avaliar se alguém tem capacidade ou não para exercer a profissão, mas sim para limitar o exercício da profissão. São para fazer reserva de mercado”, defendeu. “Há provas feitas para medir conhecimentos, outras para chamar as pessoas de idiota.”
De acordo com Dr. Rosinha, os exames também são muito rentáveis para a OAB. “Cada candidato paga R$ 200 para fazer a prova. A OAB enche as burras de dinheiro”, calculou.
Para o deputado, a saída é punir os estabelecimentos de ensino, não os alunos. “A OAB e os demais conselhos profissionais precisam acompanhar o processo de formação dos estudantes, ano a ano, e não apenas dar um prova ao fim do período. É preciso fiscalizar as faculdades, junto com o Ministério da Educação.”
O deputado ainda defendeu que os conselhos profissionais se concentrem na tarefa de punir os que comentem erros, abusos, omissões e outras irregularidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário