sexta-feira, 8 de março de 2013


Novo Curso de Formação de Promotoras Sociais

A Fundação Escola Superior do Ministério Público da Paraíba promoverá um novo curso para Formação de Promotoras Sociais.

O diretor-Geral da Fesmip, o Promotor Glauberto Bezerra, em reunião com as coordenadoras do Projeto Raabe, juntamente com o pastor Miguel Arcanjo, estabeleceu as diretrizes que deverão ser seguidas no Curso de Formação de Promotoras Sociais: “Com um enfoque em temas jurídicos relevantes e, acima de tudo, humanísticos, nós iremos qualificar melhor as pessoas para promoverem esse trabalho social, que possui um valor social incomensurável”.
As Promotoras Sociais devem prestar apoio para as mulheres que sofrem violência Doméstica e familiar e que precisam de ajuda psicológica e/ou emocional; ajudando a romper o silêncio, prevenir, esclarecer sobre a lei Maria da Penha, ouvir, dar suporte emocional e psicológico, e, por conseguinte, reconstruir a vida e a autoestima das vítimas.
O projeto, já presente em diversos estados da federação, como São Paulo, Pernambuco, Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo, Tocantins, Alagoas, Ceará, Brasília, Acre, Roraima, Santa Catarina, Amapá, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Rio Grande do Sul, Paraíba, Sergipe, Rondônia e Maranhão, além de países como Colômbia, Portugal, Venezuela, Argentina, Espanha, México e Guatemala; faz um trabalho de compromisso social fortalecendo os lares, apagando traumas e sofrimentos.
As Promotoras Sociais visitam as delegacias da mulher e convidam as vítimas para as reuniões, fazem visitas às detentas, apresentam o projeto às famílias nas portas de presídios, em comunidades carentes e nas ruas, mantendo, de tal maneira, um forte trabalho social para conscientização e orientação sobre o tema da violência doméstica e familiar.
Em alguns desses trabalhos são distribuídos livros motivacionais, cestas básicas, material para cursos profissionalizantes e a cartilha da Lei Maria da Penha.
Segundo o Promotor Glauberto Bezerra, “estando mais bem preparadas e qualificadas, as Promotoras Sociais terão a possibilidade de prevenir, esclarecer e orientar melhor as vítimas de violência familiar, para, assim, dirimirmos esse tipo de violência que, infelizmente, tem afligido alguns lares paraibanos. Com este novo curso, a Fundação Escola Superior do Ministério Público da Paraíba dará um grandioso passo para promover a melhoria da qualidade de vida, o respeito à dignidade, saúde e segurança, e, consequentemente, estabelecer a harmonia social. Esse é o intento da Fesmip-PB, do Raabe e do Ministério Público da Paraíba.”

Um comentário:

  1. Arrebentou,

    Que esse Projeto Raabe possa ajudar milhares de mulheres que por algum motivo estão sendo obrigada a ficar em silêncio. E com as orientações dessas Promotoras Sociais, essas mulheres que estão sendo vitima de alguma violência domestica ou familiar possam estar ROMPENDO O SILÊNCIO.

    ResponderExcluir