terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Esquecer

E.S.Q.U.E.C.E.R
Falou o SENHOR a Moisés, depois que morreram os dois filhos de Arão, tendo chegado aqueles diante do SENHOR. Então, disse o SENHOR a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque aparecerei na nuvem sobre o propiciatório. Entrará Arão no santuário com isto: um novilho, para oferta pelo pecado, e um carneiro, para holocausto. Vestirá ele a túnica de linho, sagrada, terá as calças de linho sobre a pele, cingir-se-á com o cinto de linho e se cobrirá com a mitra de linho; são estas as vestes sagradas. Banhará o seu corpo em água e, então, as vestirá. Da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes, para a oferta pelo pecado, e um carneiro, para holocausto. Arão trará o novilho da sua oferta pelo pecado e fará expiação por si e pela sua casa. Também tomará ambos os bodes e os porá perante o SENHOR, à porta da tenda da congregação. Lançará sortes sobre os dois bodes: uma, para o SENHOR, e a outra, para o bode emissário. Arão fará chegar o bode sobre o qual cair a sorte para o SENHOR e o oferecerá por oferta pelo pecado. Mas o bode sobre que cair a sorte para bode emissário será apresentado vivo perante o SENHOR, para fazer expiação por meio dele e enviá-lo ao deserto como bode emissário. (Levítico-16/1ao10)

Você já viu um saquinho de pó onde se lê “essência do produto tal?”. Como entendemos o aviso? Que há “poder” naquela pequena quantidade. Da mesma forma, podemos dizer que a tendência humana ao mal é como uma essência poderosa que “contamina” todas as pessoas e o mundo. E como é volúvel o coração humano! Deus sempre mostrou que, quando se tratava das relações do homem com ele, a coisa é séria. Os filhos de Arão morreram por tratarem com leviandade o que era sagrado. No v2 há um aviso para o próprio Arão não esquecer a seriedade no seu relacionamento com Deus – ele não poderia entrar no lugar santíssimo a toda hora.
No texto de hoje, vemos as instruções dadas por Deus sobre o Dia da Expiação. Naquela oportunidade, o povo reconhecia sua incapacidade de fazer algo para consertar sua situação diante de Deus. Dois bodes seriam escolhidos; um morreria e o outro seria levado vivo ao deserto. O primeiro mostrava a gravidade da desobediência a Deus; o outro, a extensão da misericórdia divina. Os bodes traziam a mensagem de condenação e de perdão. Nossa desobediência a Deus leva à morte, mas podemos esquecer nossos erros após ser pago o preço – o sacrifício de animais naquela época e a morte de Cristo mais tarde (veja versículo em destaque). Porém, jamais devemos esquecer nossa condição diante de Deus, o poder divino em perdoar e que ele não traz à tona nossos erros novamente.
Então, esqueçamos o que Deus perdoou e ao mesmo tempo lembremos o quanto isso custou para ele. O resultado será uma vida de alegria e gratidão. Na Bíblia, lemos sobre pessoas que cometeram graves crimes,
como Moisés e Davi. Depois de perdoados, serviram a Deus sem voltar ao assunto. Nem eles, nem Deus. E nós, como respondemos ao perdão que Deus nos concedeu?
QUE DEUS ABENÇOE VOCÊ E SEUS FAMILIARES!
PASTOR
MIGUEL ARCANJO
“Feliz a Nação cujo DEUS é o Senhor”
CONTATOS

Facebook – Miguel Arcanjo
Twitter - @PrMiguelArcanjo



Nenhum comentário:

Postar um comentário