quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

MEU IRMÃO???


Meu irmão?

“Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana. Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro. Porque cada um levará o seu próprio fardo”. (Gálatas-6/01 ao 05)

Você já deve ter visto a seguinte frase colocada em algum carro “Deus deu a vida para cada um cuidar da sua”. Está correta a frase. A Bíblia também ensina que cada um deve cuidar da sua vida (2Ts 3.11). Mas o contrário também é verdade. Devemos cuidar do nosso próximo e da sua vida. Isso a Bíblia também ensina. O texto de hoje é um deles.
Para exemplificar, podemos observar o texto de Gêneses 4.9: “Então o Senhor perguntou a Caim: ‘Onde está seu irmão, Abel?’ Respondeu ele: ‘Não sei; sou eu o responsável por meu irmão?’”. Muitas pessoas pensam que não devem satisfação a ninguém, e que ninguém deve satisfações a elas. É verdade que não devemos nos intrometer nos negócios e na vida particular dos outros. Há alguns cuidados, porém, que devemos demostrar ao próximo.
Na leitura de hoje lemos: “Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo” (v.2). Quando alguém se encontra desanimado, sem forças para continuar lutando, sem perspectiva, este é o fardo que devemos ajudar a levar. Podemos fortalecer esta pessoa com palavras de ânimo, tentar suprir algumas de suas necessidades, e assim por diante. Mas o texto também diz: “Irmão, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão” (v.1). Quando vemos que alguém está tomando atitudes que desagradam a Deus, devemos advertir essa pessoa com mansidão. Neste sentido somos responsáveis. Aí cabe a pergunta: “Onde está seu irmão?”. Se eu conheço essa pessoa, me relaciono com ela e percebo que ela não está bem, é meu dever perguntar-lhe o que está acontecendo. Isso não é se intrometer na vida alheia, mas ajudar aquele que necessita de ajuda, levando o seu fardo. Esta é a minha carga.

QUE DEUS ABENÇOE VOCÊ E SEUS FAMILIARES.
PASTOR
MIGUEL ARCANJO
“Feliz a Nação cujo DEUS é o Senhor”

Contatos
Facebook – Miguel Arcanjo
Twitter - @PrMiguelArcanjo

Um comentário:

  1. Não Podemos pensar só em si próprio,Temos que ajudar o nosso irmão, temos que fortalecer aquele que precisar. Mais só pode fortalecer,aquele que carregar dentro de si o Espirito Santo. Pois sem ELE não podemos cuidar do nosso irmão...
    Por: Jacque Viegas

    ResponderExcluir